Schneider Electric anuncia vencedores da terceira edição dos Sustainability Impact Awards em Portugal e Espanha, e a Zembe é um dos grandes vencedores!
A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão e automação da energia, anunciou os vencedores dos Sustainability Impact Awards 2024 em Portugal e Espanha – a iniciativa que reconhece os parceiros, clientes e fornecedores que se destacam pelo seu compromisso excecional com a sustentabilidade através de soluções inovadoras que contribuem para um futuro mais verde. Tendo registado mais de 450 candidaturas em todo o mundo para a edição global, os prémios voltaram a superar-se mais um ano.
Os Sustainability Impact Awards da Schneider Electric foram lançados em 2022 para destacar o papel crítico desempenhado pelas empresas que estão empenhadas num mundo mais sustentável e resiliente. Os participantes são avaliados pelas soluções de energia, digitalização e automação nas suas operações, com vista a reduzir o consumo de energia e melhorar a eficiência operacional.
Reconhecimentos em Portugal e Espanha
- Em Portugal, a Zembe foi reconhecida pelo seu compromisso com a sustentabilidade e pelo foco de longo prazo no investimento e no bem-estar dos seus colaboradores e comunidades. A empresa promove formação em sustentabilidade para os seus colaboradores e estabeleceu protocolos com instituições de ensino para incentivar boas práticas e aprendizagens. Entre os seus feitos destacam-se a instalação de sistemas de energias renováveis, a transição para uma frota de veículos mais sustentável e a criação de soluções para medir o impacto ambiental dos produtos adquiridos pelos seus clientes.
- A CEN Solutions foi reconhecida pelas suas instalações no Parque Empresarial MegaPark de Dos Hermanas (Sevilha), uma das maiores unidades industriais de Espanha, dedicada à produção de equipamentos elétricos. As instalações foram projetadas tendo em conta rigorosos critérios de sustentabilidade, integrando uma central de autoconsumo de energia fotovoltaica de 850 kWp e um sistema de armazenamento de 2.500 kWh. Para isso, contaram com uma microgrid e carregadores de veículos elétricos da Schneider Electric que, entre outras soluções, são essenciais para otimizar o controlo e a gestão da energia.
- A CULMIA foi premiada pelo seu projeto de 222 habitações em Badalona (Barcelona), concebido com uma abordagem integrada de sustentabilidade. Destaca-se pela sua fachada contínua com sistema SATE, que oferece um elevado nível de isolamento térmico, e pela caixilharia de alumínio de alta eficiência, concebida para minimizar as perdas de calor. A eletrificação de toda a procura energética através de um sistema centralizado de bombas de calor permitiu-lhe obter a certificação energética A. Para além disso, a CULMIA implementou um sistema de controlo inteligente com a tecnologia KNX da Schneider Electric e a colaboração do seu parceiro EcoXpert ADR Ingeniería, que monitoriza em tempo real os consumos de água, climatização e eletricidade de cada vivenda, e fez com que o projeto fosse classificado pela BREEAM com uma pontuação de “Muito Bom”. Este compromisso com a digitalização e a descarbonização estabelece um novo padrão no setor da construção.
- A Iberdrola foi reconhecida pelo seu “Advanced Smart Assistant”, uma plataforma que permite aos clientes monitorizar e otimizar o seu consumo energético através da aplicação Clientes Iberdrola. Esta solução interconecta dispositivos como os veículos elétricos, gerindo-os automaticamente através de Inteligência Artificial. Ao mover, de forma inteligente e automática, os consumos para as melhores horas do dia, os utilizadores podem conseguir uma poupança média de 30% na fatura e reduzir 600kg de emissões de CO2 por ano. Esta plataforma inovadora baseada em IA e o seu impacto direto na transição energética posicionam-na como uma ferramenta transformadora no mercado.
- A Inmotechnia destacou-se pelo seu projeto para melhorar o controlo e gestão energética de residências de estudantes. Graças à solução EcoStruxure Building Operation (EBO) da Schneider Electric, conseguiu monitorizar e otimizar o consumo de energia das instalações, garantindo a máxima poupança e eficiência. Este parceiro EcoXpert da Schneider Electric contribui assim para os objetivos de sustentabilidade e digitalização de um segmento de mercado em expansão.
- A OÖD Architects foi galardoada pelo seu projeto Villa Ayantam em Marbelha, concebido em conjunto com a equipa da Peláez Ingeniería, que combina design bioclimático e tecnologia avançada. A vivenda integra tecnologia KNX e a plataforma EcoStruxure Building Operation da Schneider Electric, otimizando a eficiência energética e o conforto. Esta abordagem holística permitiu que a Villa Ayantam obtivesse a classificação histórica mais elevada de sempre para um edifício residencial em Espanha, de acordo com a BREEAM, destacando-se pela sua sustentabilidade e design inovador.
- O Roca Group foi reconhecido pela sua liderança em sustentabilidade e pelo seu compromisso com a descarbonização. O Roca Group destaca-se pela implementação do primeiro forno elétrico do mundo para a produção de cerâmica sanitária, reduzindo as suas emissões de CO2 em 50% desde 2018. Para além disso, adotou ferramentas digitais, como os diferentes softwares AVEVA, para monitorizar e otimizar o desempenho operacional das suas fábricas, juntamente com o software EcoStruxure Power Monitoring Expert (PME) para monitorizar a utilização de energia. O seu compromisso com a digitalização e a adoção de objetivos alinhados com a iniciativa SBTi sublinha a sua liderança na descarbonização industrial.
Zembe: compromisso sustentável em cada passo do caminho.
A Zembe é uma empresa familiar fundada em 1977 que se tem destacado no setor de materiais elétricos em Portugal, não apenas pela sua experiência e qualidade, mas pelo seu compromisso profundo com a sustentabilidade. Com quase cinco décadas de existência, a empresa tem demonstrado como é possível crescer de forma responsável, colocando o foco no bem-estar dos seus colaboradores, nas comunidades em que opera e também no meio ambiente.
A Zembe também tem um compromisso forte com a inclusão social, tendo sido considerada uma Marca Empregadora Inclusiva pelo IEFP em 2021 e 2022. A empresa desenvolve parcerias com instituições de ensino, oferecendo estágios na área técnica e promovendo oportunidades de emprego para pessoas com necessidades especiais, garantindo assim a igualdade de oportunidades no seu ambiente de trabalho.
Embora se enquadre na categoria de pequenas e médias empresas (PME), a Zembe tem sido um exemplo de que, com visão de longo prazo e compromisso, é possível ser uma referência em práticas sustentáveis no seu setor. De facto, num setor como o dos materiais elétricos, onde as mudanças podem parecer lentas, a Zembe prova que é possível unir inovação, responsabilidade social e ambiental, sem comprometer os princípios éticos.
Em reconhecimento ao seu trabalho contínuo, a Zembe foi recentemente distinguida nos Sustainability Impact Awards 2024 – os prémios anuais da Schneider Electric através dos quais celebramos empresas no nosso ecossistema que demonstram um forte compromisso com práticas sustentáveis e inovação na sua estratégia, projetos e operações.
Uma estratégia de sustentabilidade com visão de futuro
A Zembe integra a sustentabilidade como um dos pilares centrais da sua estratégia já desde a sua fundação. No seu plano de sustentabilidade, a empresa estabelece metas claras com vista à redução da sua pegada ambiental e à melhoria da eficiência dos seus processos. Exemplos concretos disto são a instalação de sistemas de energia solar em Lisboa e Olhão, com uma capacidade total de 35.26kWp, e o plano de expandir essa capacidade para mais 13kWp ainda em 2025.
Para além disso, também está a assegurar-se de a grande maioria da eletricidade consumida seja proveniente de fontes 100% renováveis, e a substituir gradualmente os empilhadores
por modelos elétricos, com o objetivo de reduzir as suas emissões de CO2 e aumentar a eficiência energética.
A empresa também tem feito a transição da sua frota para veículos híbridos e elétricos, reduzindo as suas emissões de CO2 e contribuindo para a promoção de soluções mais sustentáveis no seu setor. Em 2024, a frota híbridos plug-in corresponde a cerca de 20% e já conta com cerca de 25% de veículos elétricos, tendo planos para continuar a expandir a sua frota sustentável.
Digitalização como aliada da sustentabilidade
A Zembe também tem apostado na digitalização para melhorar a eficiência dos seus processos e aumentar a transparência nas suas operações. A empresa implementou um Sistema de Gestão de Armazéns (WMS, na sua sigla em inglês) no seu armazém central, o que resultou na eliminação da utilização de papel e na melhoria da gestão de inventário. Utiliza também o sistema EcoStruxure Energy Hub da Schneider Electric para monitorizar o consumo de energia em tempo real, permitindo uma gestão mais eficiente e sustentável dos seus recursos.
Desta forma, a Zembe tem provado que é possível tirar o máximo partido da sustentabilidade para alcançar resultados significativos, mantendo a competitividade e a inovação. Com ações concretas em diversas áreas – desde a redução do impacto ambiental à promoção de inclusão social e digitalização – a Zembe tem mostrado que a responsabilidade pode andar de mãos dadas com o crescimento. A sua abordagem a longo prazo e o compromisso com a sustentabilidade são uma inspiração para outras empresas do setor e para o mercado em geral.
_____________________________________________________
“O apoio e a colaboração com o nosso ecossistema de parceiros e clientes é vital para alcançar os objetivos de sustentabilidade que temos pela frente,” afirma Jesús Requena, Vice-Presidente de Marketing & Estratégia da Schneider Electric Iberia. “Os Sustainability Impact Awards procuram precisamente reconhecer e destacar as iniciativas de empresas que trabalham todos os dias para descarbonizar tanto as suas operações como as dos seus clientes. Orgulhamo-nos de poder contar com elas e gostaríamos de as felicitar pelo seu compromisso com ter um impacto positivo.”
By Schneider Electric