Rointe: Como poupar no aquecimento eléctrico: 8 dicas e truques
Como poupar no aquecimento eléctrico:
8 dicas e truques
Quando o Inverno chega também chegam as grandes ondas de frio que fazem baixar as temperaturas e aumentar o consumo e despesas com o aquecimento. Na Rointe queremos mostrar-lhe formas de poupar estes meses frios para que o calor não seja um problema em sua casa quando se trata de manter um consumo eficiente de electricidade.
Como poupar com aquecimento eléctrico
A poupança durante o Inverno pode ser um desafio. Manter o consumo de electricidade e saber como definir a temperatura ideal para poupar não é fácil, mas na Rointe estamos cientes de que o calor, o bem-estar e o baixo consumo podem andar de mãos dadas. É possível ter um Inverno quente em casa com o mínimo de despesas.
Recomendamos que com aquecimento eléctrico, apesar da simplicidade da sua instalação e manutenção, se siga uma série de dicas para garantir um consumo eficiente em radiadores, toalheiros e aquecimento por chão radiante.
Truques para poupar no aquecimento
Aqui mostramos-lhe como poupar dinheiro através de truques simples a fim de garantir um consumo óptimo e uma temperatura imbatível em sua casa:
Poupar temperatura graças a um bom isolamento das portas e janelas
Quer tenha uma villa ou um apartamento, uma das melhores formas de poupar lectricidade em sua casa é manter a temperatura no interior, evitando que as correntes de ar frias vazem através de portas e janelas. Acima de tudo, é preciso ter cuidado com este último, uma vez que se estima que um mau isolamento pode fazer com que perca até 25% do calor da sua casa, o que afecta directamente o consumo, tornando muito difícil poupar na sua conta de fim de mês.
As soluções para isolar janelas podem ser obtidas através da substituição do vidro por outro isolamento, reforçando-o ou instalando persianas automáticas. Não são um investimento barato mas, a longo prazo, permitir-lhe-ão poupar, ajudando a conservar muito melhor o calor. Por outro lado, instalar cortinas ou tapetes é também uma boa opção, uma vez que actuam como isolamento que, além de conservar a temperatura ambiente e manter o calor dentro, impede a entrada do frio e faz com que gastemos menos. Estas são algumas das soluções que pode facilmente implementar para isolar e assim poupar este Inverno.
Mude os seus radiadores, toalheiros e piso radiante para baixo consumo
A mudança de um sistema a gás para um eléctrico tem muitas vantagens, tais como a sua instalação simples e acessível, o seu consumo mais eficiente ou, no caso de radiadores de pedra, a sua elevada conservação de calor, mas quando se trata de aquecimento eléctrico, é muito importante ter em conta o seu consumo. É por isso que a Rointe é líder na criação de sistemas de baixo consumo, que permitem mais poupanças, oferecendo maior eficiência.
A eficiência no consumo é fundamental na escolha de um sistema deste tipo, razão pela qual os nossos produtos são concebidos com tecnologias ECO de poupança de energia, que calculam continuamente a energia necessária para manter uma temperatura ambiente estável, melhorando a eficiência energética e reduzindo o consumo. É por isso que as poupanças oferecidas por um sistema de baixo consumo estão longe daquelas que não possuem este tipo de tecnologia.
Utilize um termóstato para poupar no final do mês
Controlar o calor numa casa pode ser complicado quando se tem de ligar e desligar radiadores ou toalheiros. Além disso, fortes aumentos de calor podem não só causar uma atmosfera excessivamente quente com efeitos negativos no nosso bem-estar, mas também causar despesas adicionais. Para garantir que a sua casa seja mais eficiente em termos de consumo, recomendamos que programe a temperatura utilizando um termóstato. Desta forma, o nosso sistema de aquecimento será activado quando a temperatura cair abaixo dos graus indicados, e pode mesmo desligá-lo se não estivermos em casa. Estas pequenas acções quotidianas permitir-nos-ão poupar entre 60 e 100 euros por ano.
Manter uma temperatura correcta para poupar
Isto tem muito a ver com o ponto anterior. Para aumentar a poupança, é muitas vezes preferível, em vez de fazer fortes aumentos de temperatura, vestir roupas mais quentes ou um cobertor para manter o nosso calor corporal e ao mesmo tempo ser capaz de poupar. É aconselhável manter uma temperatura média de 21 graus para alcançar o equilíbrio perfeito entre o consumo eficiente e uma temperatura agradável. Além disso, o nosso planeta apreciará qualquer acção que promova a poupança de energia e o consumo responsável.
Programe os seus sistemas eléctricos a partir do seu Smartphone
Uma alternativa ao termóstato é a programação dos seus radiadores e secadores de toalhas a partir do próprio produto. Através do painel de controlo, podemos regular o calor e a temperatura ambiente sem cair numa despesa excessiva, o que lhe permitirá poupar e ter um consumo mais eficiente. Além disso, alguns produtos têm mesmo conectividade WiFi, o que lhes permite serem controlados em qualquer altura e local. Esta conectividade permitir-lhe-á atingir o próximo nível de eficiência ao ter o consumo dos seus produtos em tempo real a partir do seu smartphone.
Defina diferentes temperaturas por áreas da sua casa
Se, como vimos, programar os seus radiadores ou tiver um termóstato, pode ir um passo mais além na sua missão de salvar. Isto significa que pode desligar ou colocar em modo ECO a temperatura dos radiadores, toalheiros ou sistemas de aquecimento por chão radiante que se encontram em salas que não está a utilizar. Pode parecer óbvio, mas acções tão pequenas quanto isto podem aumentar a poupança na sua vida diária.
Não cobrir radiadores para poupar electricidade
Algo tão comum como colocar roupa recém lavada em cima de radiadores para secar ou colocar uma peça de mobiliário demasiado perto pode ter um efeito negativo quando queremos poupar no aquecimento. Fazer isto não permite a circulação correcta do ar quente e da sua casa, não só levará mais tempo a atingir a temperatura desejada, mas também o seu sistema de aquecimento eléctrico terá de trabalhar mais arduamente, o que aumentará o seu consumo.
A nossa recomendação é que, na medida do possível, coloque um estendal perto do seu sistema de aquecimento mas sem bloquear a circulação de calor, desta forma poderá secar a sua roupa e poupar no seu aquecimento.
Ventilar tanto quanto for necessário para não perder temperatura
Estamos conscientes de que hoje em dia, o aquecimento é tão necessário como ter a sua casa bem ventilada. Quando se trata de renovar o ar na sua casa, não é necessário manter as janelas abertas durante mais de 10 minutos. A ventilação por um período mais longo seria contraproducente, pois só arrefeceria a casa e o calor que teríamos gerado teria sido inútil, pois teríamos perdido a maior parte do calor.
Este conselho ajudar-nos-á também a poupar no aquecimento, a manter um consumo eficiente e uma temperatura óptima.